O Complexo Solar Caldeirão Grande 2, da Ibitu Energia, foi inaugurado oficialmente na última terça-feira, 18 de abril, no município de Caldeirão Grande do Piauí. Operando com 100% da capacidade instalada de 252 megawatts-pico (MWp) desde o dia 18 de fevereiro, quando a última de suas sete usinas entrou em operação comercial, CG2 gera energia limpa equivalente ao consumo de mais de 280 mil casas brasileiras, reforçando, segundo a empresa, seu compromisso de ser Net Zero até 2027.
Além dos executivos representantes da companhia, também estiveram presentes autoridades locais, como o vice-governador do Estado do Piauí, Themístocles de Sampaio Pereira Filho; o prefeito de Caldeirão Grande, Douglas Filipe Sousa Gonçalves; e o deputado estadual Georgiano Neto.
A companhia destacou que a construção de CG2 levou pouco mais de 1 ano e, nesse período, a obra chegou a ter quase mil pessoas trabalhando simultaneamente, sendo que 60% eram de Caldeirão Grande e das cidades próximas. Além disso, uma das etapas de pré-montagem dos trackers contou com 100% de mão de obra feminina, por meio da contratação de mulheres da região. Já foram cerca de R$816 milhões investidos no projeto, sendo R$429 milhões financiados pelo Banco do Nordeste (BNB), que também teve representantes no evento.